quinta-feira, 23 de outubro de 2008

PROJETO LIDERANÇA DIVULGA BOAS PRÁTICAS EM HISTÓRIA

O Projeto Liderança nas Escolas tem como objetivo propiciar condições de fortalecimento das lideranças em professores, alunos e demais servidores da escola, como forma de potencializar o efeito do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Partindo das ações realizadas a partir da implantação do projeto liderança nas escolas nesta instituição de ensino, pudemos perceber a ampla mudança de postura dos professores em relação a vários aspectos de sua atuação docente, um dos exemplos é o professor Virgílio Lourenço Neto - Geografia e História, apresentou uma grande evolução em seu trabalho como professor, dos quais podemos destacar: inovadorismo, atitude, abertura aos novos desafios, planejamento eficaz e prático, domínio disciplinar e científico. A seguir relatamos uma das experiências de ensino e aprendizagem bem sucedidas pelo referido professor. A experiência ocorreu em uma turma de 8º Ano do Ensino Fundamental, na disciplina de História, e cuja aula abordava o tema Revolução Industrial. Acompanhem o depoimento do professor.
Preocupado com o envolvimento dos alunos do 8º ano C, resolvi adotar uma prática que não é novidade, mas que nem sempre alcança o objetivo a que se propõe: o trabalho em grupo. O desafio maior era fazer com que o aluno adotasse uma postura atuante na produção do conhecimento enquanto o professor atuasse como um coadjuvante, apenas orientando o desencadeamento dos 120 minutos de aula.
O tema era a Revolução Industrial e a proposta era despertar a curiosidade dos alunos através de perguntas sobre a origem das indústrias, a velocidade com que ocorre a produção e a forma como o trabalho é dividido. A partir daí, o primeiro passo foi dividir as turmas em grupos, que ficariam encarregados que compartilhar com os colegas uma abordagem sobre a Revolução Industrial.
Foram criados 4 grupos com os respectivos temas:

Grupo 1 – Encarregado de socializar o período e o espaço em que as grandes transformações industriais começaram, destacando as mudanças do processo produtivo artesanal para a maquinofatura.

Grupo 2 – Encarregado de avaliar o contexto histórico em que ocorreu a Revolução Industrial, a influência dos ideais iluministas e os fatores que determinaram o pioneirismo inglês na atividade industrial.
Grupo 3 – Encarregado de analisar os impactos ambientais provocados pela revolução das máquinas, destacando a forma como o ser humano passou a se apropriar dos recursos da natureza, a relação com o desperdício e o consumismo.

Grupo 4 – Encarregado de observar as transformações socioeconômicas provocadas pela industrialização como o surgimento da burguesia industrial e o proletariado travando uma luta de classes, o êxodo rural e o desemprego.
Os grupos desenvolveram durante a aula, processos mentais como o levantamento de hipóteses, comparação, crítica, observação e coleta de dados, permitindo que o conhecimento fosse de fato produzido pelo aluno e orientado pelo professor, comprovadamente observado durante o período de socialização dos conhecimentos produzidos. Por fim, cada grupo relacionou o seu tema com uma produção artística em folha A3 que refletisse o tema estudado.

Os resultados? Superaram as expectativas, uma vez que os alunos mais tímidos puderam comentar as idéias contidas no tema expressas nos desenhos, os alunos com maiores dificuldades (comportamental e aprendizado) participaram de forma positiva e satisfatória, demonstrando que a aula é mais proveitosa quando eles decidem aprender dando o primeiro passo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Professor Virgílio, é pelo compromisso de profissionais como você que esta escola faz a diferença.Parabéns .Parabéns!

ADRIANA AGUIAR