terça-feira, 28 de outubro de 2008

LÍNGUA PORTUGUESA INCENTIVA TRABALHO COLETIVO.





A idéia inovadora nasceu dos catálogos publicitários que as escolas recebem das editoras de livros infanto-juvenis. Os catálogos contém uma breve sinopse das histórias e/ou obras literárias ou nao literárias e isso normalmente não é utilizado nas escolas além de se caracterizar como meio publicitário entre editoras e escolas. Como funciona a proposta? A Coordenadora Pedagógica Alaíde Santiago orientou a Professora de Língua Portuguesa Joana D'arc, que fizesse um trabalho de direcionamento dos resumos das obras aos alunos e com base nestas informações, os alunos recontassem as histórias contextualizando-as às suas vidas e ideologias. Os trabalhos foram conduzidos em grupos de produções e após esta fase, os grupos consolidam as idéias em um único texto coerente com a obra original proposta pela professora, após feito isto o texto é socializado para toda a turma. Com isso, é possível a participação de todos no processo de construção textual e todos os alunos interiorizam a essência original e contextual da obra. O trabalho tem dado muitos resultados e despertado o gosto pela leitura e escrita aos alunos. Abaixo a produção coletiva dos alunos do 7º B, sobre o livro BICHOS DIVERSOS - Aristides Torres Filho - Ilustrações de Fé - O dinossauro não diz sua idade, não insista. A zebra só usa pijama de lista. O bicho-preguiça não está nem ai para a correria do dia-a-dia. Computador? O elefante tem melhor memória. O elefante tem melhor memória. O coeho é livre e detesta que peguem no seu pé. E você, que bicho é?


BICHOS DIVERSOS



No mundo tem bichos de todos os tipos, como a zebra que só usa pijama de listas, o bicho preguiça que não está nem ai para a correria do dia-a-dia e o coelho que não gosta que ninguém pegue no seu pé mais todo mundo quer. Apesar de tudo isso as pessoas não tem consideração, não preservam os bichos que estão em extinção.

O desmatamento destrói o seu habitat natural, as queimadas também, os animais que não tem onde morar e acabam produrando outro lugar, pois a sua vida não pode arriscar na floresta, sendo que lá é o nosso lugar.

E nós que bichos somos? Somos os bichos racionais, mas quando se trata da natureza somos irracionais. Destruimos tudo sem pensar nas consequências que podemos causar.


7º B - Matutino/Costa e Silva.

4 comentários:

Anônimo disse...

Joana sempre acreditei no seu trabalho. Sortudos são os alunos que têm oportunidade de serem seus alunos. Adriana Aguiar

Anônimo disse...

A Joana é uma otima professora,mesmo com algumas exigencias mas isso é fundamental para os alunos respeitarem os professores...Adorei o texto é muito interesante!Todosa nos alunos dela temos orgulho de sempre poder contar com ela...ass:Marina Gomes 8°ano "a"
!!!!

Suene Castro Silva disse...

Eu tenho orgulho de ser uma das alunas dela...
Suene 7° ano A

Unknown disse...

uma pessoa maravilhosa ela d +
te amo joana!
Isabella 7 ano A!